Por mais que tente me lembrar quando comecei a gostar de futebol não consigo. Então, penso que já nasci apaixonada por este esporte. Pudera! Nasci em 1974, o Brasil tinha acabado de perder a Copa do Mundo e o manto da tristeza cobria o país, mas nação canarinho ainda estava sob os ecos da conquista do título da memorável Copa de 1970.
Nessa época minha história não tinha começado, mas nós encorporamos os acontecimentos que nos precedem na carga cultural que recebemos ao nascer. E a Copa que precedia a daquele ano era contada por adjetivos como impecável, superioridade, jogo do século e marcou a consagração definitiva do futebol brasileiro. E foi assim que nasci, menos de dois meses depois do Brasil ser derrotado pela "Laranja Mecânica".
Naquele ano, também poucos dias antes do meu nascimento, o time que hoje é um dos grandes responsáveis por esta minha paixão conquistava seu primeiro título de Campeão Brasileiro. E é para falar disso, dessa paixão inexplicável, sem limites, que nos leva da explosão eufórica a uma imensa tristeza, talvez sem razão, que hoje escrevo, porque aqui não tem lugar justamente para a razão. Como ela me falta quero comemorar o título hoje conquistado.
Hoje meu time foi campeão. Não aquele do título de 74, mas o Paduano. Sim meu time desde crianacinha, porque nasci em Santo Antônio de Pádua. Hoje, derrotando o América de Três Rios, no Estádio do Tiezão, conquistou o título de Campeão Carioca da Série C. E como paixão não se explica e para falar de futebol, comemoro o titúlo aqui.
Esta semana me lembrei muito da minha infância, da torcedora inocente que amava aquilo que ainda não entendia bem, que via somente a bola rolando em campo, disputada para se ganhar o título. Minha mãe sentava ao meu lado me ensinando as regras do jogo enquanto assistíamos a seleção em campo. Como queria ver o Brasil erguer aquela taça! Os ecos de 70 nos acompanhava Copa após Copa. Meu pai me levando para ver o time da cidade, onde nasci e cresci, no pequeno estádio onde jogava o time que queria se firmar no meio de tantos e grandes, dos que continuam e dos que acabam. Quantos sobreviverão nesse mundo de sonhos e ilusões? E o Paduano acabou.
Mas, voltando à minha infância, estive lá no Estádio Wando Carneiro Xavier quando o Paduano foi campeão da terceira divisão do Campeonato Carioca pela primeira vez em 1987, ano em que estreou neste campeonato. Subiu para a segundona disputando e ficando em boas posições nos anos seguintes e se licenciando das competições em 1993, tendo outra breve passagem pelo futebol em 2007. Já era hora de voltar e em 2012 disputou o campeonato na série C e se tornando o campeão. Chegou à final contra o América de Três Rios e eu estava lá na primeira partida em Santo Antônio de Pádua que terminou empatada em 1 a 1. A vida meu deu esta oportunidade de reviver uma lembrança tão gostosa que tinha de minha infância. No jogo de volta, em Três Rios, o Paduano, também conhecido como Trovão Azul, devido à cor de seu uniforme, venceu por 1 a 0 e ficou com o título de campeão da Série C em 2012.
Entrada do Estádio Waldo Carneiro Xavier
Ingresso para a partida
Vai começar...
jogo rolando...
... e a torcida.
Para Saber Mais
Copa do Mundo de 1970:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_1970
http://esportes.terra.com.br/futebol/copa2006/interna/0,,OI683818-EI5502,00.html
Copa do Mundo de 1974:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_1974
http://esportes.terra.com.br/futebol/copa2006/interna/0,,OI683849-EI5503,00.html
http://copadomundo.uol.com.br/2010/historia-das-copas/1974-alemanha/brasil-na-copa/
http://www.brasil.gov.br/linhadotempo/epocas/1974/alemanha-selecao-campea-alemanha-ocidental
http://www.lancepedia.com.br/copa-do-mundo/copa-de-1974/
Campeonato Carioca Série C e Paduano:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Carioca_de_Futebol_de_2012_-_S%C3%A9rie_C
http://pt.wikipedia.org/wiki/Paduano_Esporte_Clube
http://www.futnet.com.br/campeonatos/cariocaseriec/noticias/?234438-e-campeao!!-paduano-bate-o-america-de-tres-rios-fora-de-casa-e-conquista-serie-c