terça-feira, 31 de julho de 2012

O Que Vejo Por Aí


Ainda na Cúpula dos Povos

20 de junho de 2012

O encontro no Rio era para falar sobre as mudanças climáticas; virou uma Babel de discussões, afinal, em se tratando do futuro do planeta, todas as questões são envolvidas.

Dos ursos polares aos miseráveis, das emissões de CO2 ao crescimento econômico, do consumo ao contraste social o dinheiro fala alto, é a filosofia do capital. A solução passa por um delicado consenso, difícil de encontrar.

Temos fome hoje, morremos em guerras e doenças facilmente tratáveis hoje, o futuro está em jogo, mas ainda não conseguimos encontrar a solução para o presente.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

O Que Vejo Por Aí


Palavras Sobre Um Dia Triste

30 de julho de 2012

O dia silenciosamente rompe a noite e o alvorecer traz o pesar de uma triste despedida. O sol brilha no céu, enquanto a escuridão se abate sobre nossos sentimentos. Hoje, tragicamente, uma luz se apagou.

Uma estrela cadente, como uma flor, trazem consigo o dom de deixar o mundo mais belo. Impregnadas por algo quase que mágico, capazes de nos tocar e nos transformar nem que por um instante, mas são fugazes, existem somente naquele espaço de tempo. Se vão, deixando sua marca, pois existiram para isso: serem belas e efêmeras.

Algumas pessoas são assim, partem, mas deixam sua inspiração em quem ficou para ver o dia nascer, tendo consciência da fragilidade da vida.

domingo, 29 de julho de 2012

Esporte: Trovão Azul, Pelo Futebol, Por Uma Paixão Sem Limites


Por mais que tente me lembrar quando comecei a gostar de futebol não consigo. Então, penso que já nasci apaixonada por este esporte. Pudera! Nasci em 1974, o Brasil tinha acabado de perder a Copa do Mundo e o manto da tristeza cobria o país, mas nação canarinho ainda estava sob os ecos da conquista do título da memorável Copa de 1970.

Nessa época minha história não tinha começado, mas nós encorporamos os acontecimentos que nos precedem na carga cultural que recebemos ao nascer. E a Copa que precedia a daquele ano era contada por adjetivos como impecável, superioridade, jogo do século e marcou a consagração definitiva do futebol brasileiro. E foi assim que nasci, menos de dois meses depois do Brasil ser derrotado pela "Laranja Mecânica".

Naquele ano, também poucos dias antes do meu nascimento, o time que hoje é um dos grandes responsáveis por esta minha paixão conquistava seu primeiro título de Campeão Brasileiro. E é para falar disso, dessa paixão inexplicável, sem limites, que nos leva da explosão eufórica a uma imensa tristeza, talvez sem razão, que hoje escrevo, porque aqui não tem lugar justamente para a razão. Como ela me falta quero comemorar o título hoje conquistado.

Hoje meu time foi campeão. Não aquele do título de 74, mas o Paduano. Sim meu time desde crianacinha, porque nasci em Santo Antônio de Pádua. Hoje, derrotando o América de Três Rios, no Estádio do Tiezão, conquistou o título de Campeão Carioca da Série C. E como paixão não se explica e para falar de futebol, comemoro o titúlo aqui.

Esta semana me lembrei muito da minha infância, da torcedora inocente que amava aquilo que ainda não entendia bem, que via somente a bola rolando em campo, disputada para se ganhar o título. Minha mãe sentava ao meu lado me ensinando as regras do jogo enquanto assistíamos a seleção em campo. Como queria ver o Brasil erguer aquela taça! Os ecos de 70 nos acompanhava Copa após Copa. Meu pai me levando para ver o time da cidade, onde nasci e cresci, no pequeno estádio onde jogava o time que queria se firmar no meio de tantos e grandes, dos que continuam e dos que acabam. Quantos sobreviverão nesse mundo de sonhos e ilusões? E o Paduano acabou.

Mas, voltando à minha infância, estive lá no Estádio Wando Carneiro Xavier quando o Paduano foi campeão da terceira divisão do Campeonato Carioca pela primeira vez em 1987, ano em que estreou neste campeonato. Subiu para a segundona disputando e ficando em boas posições nos anos seguintes e se licenciando das competições em 1993, tendo outra breve passagem pelo futebol em 2007. Já era hora de voltar e em 2012 disputou o campeonato na série C e se tornando o campeão. Chegou à final contra o América de Três Rios e eu estava lá na primeira partida em Santo Antônio de Pádua que terminou empatada em 1 a 1. A vida meu deu esta oportunidade de reviver uma lembrança tão gostosa que tinha de minha infância. No jogo de volta, em Três Rios, o Paduano, também conhecido como Trovão Azul, devido à cor de seu uniforme, venceu por 1 a 0 e ficou com o título de campeão da Série C em 2012.


Entrada do Estádio Waldo Carneiro Xavier

Ingresso para a partida

Vai começar...

jogo rolando...

... e a torcida.


Para Saber Mais



Copa do Mundo de 1970:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_1970

http://esportes.terra.com.br/futebol/copa2006/interna/0,,OI683818-EI5502,00.html

Copa do Mundo de 1974:


http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_1974

http://esportes.terra.com.br/futebol/copa2006/interna/0,,OI683849-EI5503,00.html

http://copadomundo.uol.com.br/2010/historia-das-copas/1974-alemanha/brasil-na-copa/

http://www.brasil.gov.br/linhadotempo/epocas/1974/alemanha-selecao-campea-alemanha-ocidental

http://www.lancepedia.com.br/copa-do-mundo/copa-de-1974/


Campeonato Carioca Série C e Paduano:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Carioca_de_Futebol_de_2012_-_S%C3%A9rie_C

http://pt.wikipedia.org/wiki/Paduano_Esporte_Clube

http://www.futnet.com.br/campeonatos/cariocaseriec/noticias/?234438-e-campeao!!-paduano-bate-o-america-de-tres-rios-fora-de-casa-e-conquista-serie-c

sexta-feira, 27 de julho de 2012

O Que Vejo Por Aí


Aconteceu na Cúpula dos Povos

20 de junho de 2012

O mundo está cada vez mais entrelaçado. É a nossa pequena aldeia global. As distancias se encurtaram e o conhecimento está na palma da mão, ou num clique. O assunto do momento é a sustentabilidade ecológica, mas o que isso abrange?

Organizaram um evento para tratar de questões do meio ambiente e fizeram outro que falaram de tudo: na pauta, as questões mundiais, democrático, afinal tudo está ligado. Estão pensando nos problemas do futuro e como ficam os do presente?

É aí que entra o (des)equilíbrio econômico e social, uns países são ricos, riqueza obtida, em grande parte, usufruindo dos recursos naturais. E os mais pobres? Para crescer é preciso também ter o direito de acesso aos recursos. O problema está aí, uns usaram demais e outros necessitam usar... então, quem explora quem? E quem explora o que? E quanto? Qual a medida de cada um?


quinta-feira, 26 de julho de 2012

O Que Vejo Por Aí


Um Sofá Para Descansar

19 de junho de 2012

Sofá para sentar, para deitar, para descansar, para assistir, torcer, namorar, relaxar, receber, comer, conversar, tricotar, para ver, ouvir, para ler...

O mundo acontece lá fora, levante-se e vá aproveitar o sol, ver a lua, vá à praia! Aproveite o dia, a noite, a vida... Não fique aí aparado vendo o tempo passar.

Existem momentos que precisamos desacelerar, precisamos de um tempo só para nós, um intervalo no programa principal, a vida que vivemos, então nada melhor que o nosso sofá.


sábado, 21 de julho de 2012

O Que Vejo Por Aí


Um Convite Para Um Show

18 de junho de 2012


Quem imaginaria, que em uma segunda-feira eu receberia um convite para um show? E era do Gilberto Gil. Só mesmo um grande amigo para me proporcionar este agrado. Aceitei na hora.

Esta apresentação aconteceu dentro da programação paralela da Rio + 20, na Cúpula dos Povos.

A semana começou bem! O que ela ainda me reserva!

sexta-feira, 20 de julho de 2012

O Que Vejo Por Aí


Parque dos Três Picos

17 de junho de 2012


Já é domingo, amanhã tudo recomeça, mas não é hora de pensar nisso. A ordem do dia é descansar e curtir a natureza.

O Parque dos Três Picos se Localiza em Friburgo, suas trilhas proporcionam o contato com a montanha e a descobertas de paisagens de tirar o fôlego.

Quando o dia chega ao fim, só resta levantar acampamento, pegar a estrada de volta e coragem para enfrentar mais uma semana, correria e agitação que terminam na próxima sexta, ou não.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

O Que Vejo Por Aí


Região Serrana - Salinas


16 de junho de 2012

Mochila pronta, despertador marcado para às 3 h e encontro às cinco da manhã, abastecer o carro e viagem em curso.

Salinas se localiza na Reigião Serrana do Rio de Janeiro, em Friburgo. Fugir um pouco do grande centro faz bem, sair da rotina e empreender uma caminhada em meio à natureza.
 
À noite um queijos e vinhos ao som do crepitar das chamas de uma lareira cai bem! Risos, o frio aquecido, o calor dos amigos, uma boa conversa, o paladar agraciado pelos sabores e vida num ritimo uma pouco mais lento... até a volta.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

O Que Vejo Por Aí


Aprontando a Mochila

15 de junho de 2012

A proposta deste tópico é apresentar um pouco de quotidiano através da fotografia amadora, casual, melhor, um clique do que foi visto.

Essa idéia surgiu numa sexta-feira, era 15 de junho, o dia já estava terminando e eu não estava no tradicional happy-hour, trocado pela arrumação de uma mochila para uma viagem de fim de semana que começaria no dia seguinte às três horas da manhã.

Com isso, explico a primeira foto, ficando como símbolo da viagem para este olhar do dia-a-dia. A coluna, portanto, virá com a foto e um breve texto que complemente e amplie seu campo de visão.