Corrupção é uma palavra que define uma série de atos ilícitos derivados do mau uso do poder político para conseguir obter vantagens e fazer uso do dinheiro público para o seu próprio interesse. Facilmente condenada pela maioria que ao saber da existência em alguma esfera a condena inquestionavelmente. Houve um caso que ficou muito conhecido e entrou para a história, é dele que quero falar.
Essa história é sobre um esquema de compra de votos de parlamentares para aprovar um projeto político do interesse do então presidente, este se empenhou profundamente para aprovar este projeto que considerava de extrema importância, para tanto ofereceu cargos públicos, contratou pessoas especialistas para cooptar parlamentares sem que seu nome ficasse exposto, usou da influência de amigos, ofereceu dinheiro e no final conseguiu atingir seu objetivo. O importante era parecer que o presidente não estava agindo e não sabia do que estava sendo oferecido em troca dos votos, ele precisava e queria os votos para aprovação do seu projeto a todo custo, mas não podia aparecer.
Não estou falado do recente julgamento midiático que está fresco na memória de todos nós brasileiros, estou me referindo à votação e aprovação da 13ª emenda da constituição norte-americana que colocou fim a escravidão negra nos Estados Unidos da América.
Quando as estrelas de Hollywood colocarem seus pés no tapete vermelho hoje, desfilando com seus vestidos assinados, suas joias valiosas e smokings impecáveis, aclamados por uma multidão que se espreme para ver seus ídolos, os nomes dos vencedores já estão selados dentro de envelopes, serão lidas uma a uma as categorias do Oscar até chegar ao auge da grande noite, a resposta à pergunta que todos se fazem, quem será o grande vencedor? Quem levará a estatueta de melhor filme? E lá está ele na lista, concorrendo, Lincoln.
Ao contrário do que o título diz, o filme não é a história do 16º presidente norte-americano, não é uma biografia e isto fica bem claro na tela, o filme, em suas 2 horas e meia, conta como foi orquestrada a corrupção que possibilitou a aprovação da emenda constitucional que colocou fim à escravidão nos Estados Unidos. Sim, isto é dito explicitamente, não está subentendido, está lá, bem claro para quem quiser ver, sendo exibido nas salas dos cinemas, o personagem interpretado por Tommy Lee Jones diz com todas as letras para que não reste a menor dúvida e para ninguém sair sem ter entendido isto. Eu não sabia disso até ir ver o filme, isso não é contado em nenhuma sinopse, em nenhuma matéria sobre ele, nada. Por que?
Não pretendo responder a esta pergunta, só perguntar mesmo. Não gosto de contar filme, nem seu final, mas o que estou dizendo aqui não estraga em nada caso se queira ir assistir ao filme após ler isto. Só quero deixar bem claro e registrado, a 13º emenda da constituição norte-americana, o ato que põe fim a escravidão nos Estados Unidos, foi aprovada devido à corrupção, se não fosse isto os escravos não estariam livres naquela ocasião, talvez a história americana hoje fosse outra. Segundo o filme, os parlamentares que votaram a favor não ligavam para o fim da escravidão, muitos nem queriam, mas votaram em troca de cargos, ou porque alguém importante pediu, tirando um ou outro que realmente estavam empenhados em por fim a tamanha brutalidade, os outros votaram por algum outro interesse.
Achei curiosa a grande ironia desta história e alguns pontos no entorno dela, o primeiro, já o disse, é eu não ter visto nenhuma matéria em nossa mídia falando claramente que o filme é sobre a corrupção comandada pelo próprio Lincoln, claro, seus motivos era nobres, ele queria o fim da escravidão, queria deixar este legado, nem que para isso precisasse, matar, postergar uma guerra e corromper congressistas. A sinopse do filme e as matérias o descrevem como "o processo de abolição da escravatura", "articulação política" ou a “luta” pela aprovação da 13ª emenda à Constituição dos Estados Unidos, que iria abolir definitivamente a escravidão naquele país. A segunda ironia é que tudo, não só no Brasil, mas em qualquer canto, parece só ser aprovado e votado a base de corrupção, admirem-se, são infinitos os casos, nosso mensalão não foi o único, muito menos o maior deles!
Não consegui passar aquelas horas dentro da sala de cinema sem pensar no que para mim é a maior das ironias, me lembrei o tempo todo de nosso tão julgado e condenado mensalão, não consegui deixar de fazer um paralelo, quanta semelhança! Não pude deixar de sair do cinema com o pensamento de que se essa votação tivesse sido no Brasil e nos dias atuais, Joaquim Barbosa teria que armar todo um circo midiático para julgar e condenar Lincoln por ter comandado um esquema de corrupção e compra de votos para conseguir pôr fim a escravidão negra.
Para Saber Mais
Filme: Lincoln, de Steven Spielberg, com Daniel Day-Lewis, Sally Field, David Strathairn, 2012.
Livro: Lincoln, de Doris Kearns Goodwin
Sites
http://thelincolnmovie.com/ , 24/02/2013
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-61505/ , 24/02/2013
http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2012/12/lincoln-arrasa-nas-indicacoes-ao-globo-de-ouro.html, 24/02/2013
http://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2013/01/estreia-lider-de-indicacoes-ao-oscar-lincoln-faz-retrato-ambiguo-e-realista.html, 24/02/2013
http://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2013/01/g1-ja-viu-em-lincoln-militancia-e-politica-ficam-frente-da-biografia.html, 24/02/2013
http://www.guiadasemana.com.br/cinema/filmes/sinopse/lincoln, 19/02/2013
http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/cinema/2013-01-24/favorito-ao-oscar-lincoln-e-filme-opaco-com-atuacao-brilhante-de-day-lewis.html, 24/02/2013
http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/o-que-corrupcao.htm , 19/02/2013
http://pt.wikipedia.org/wiki/Esc%C3%A2ndalo_do_Mensal%C3%A3o , 19/02/2013
http://topicos.estadao.com.br/mensalao , 19/02/2013
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-02-19/joaquim-barbosa-cobra-desfecho-do-processo-do-mensalao , 19/02/2013
http://g1.globo.com/politica/mensalao/noticia/2012/12/supremo-conclui-julgamento-do-mensalao-apos-quatro-meses-e-meio.html , 19/02/2013
http://g1.globo.com/politica/mensalao/infografico/platb/resumo , 19/02/2013
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2013/01/31/hildegard-e-o-mentirao-do-stf/ , 20/02/2013