Por falta de tempo só estou postando sobre este assunto hoje. Mês passado estive conhecendo o Estado do Tocantins, fui à Palmas, ao Jalapão e numa fazenda nas redondezas da Ilha do Bananal. Infelizmente, neste período, como foi noticiado em todos os jornais, ocorreram muitos incêndios, não só no Tocantins como no Mato Grosso. Sejam eles criminosos ou não, o fato é que nosso Brasil continua ainda muito abandonado à própria sorte.
Infelizmente as políticas públicas para os parques nacionais estão bem aquém do que realmente nosso majestoso país merece. Estava caminhando numa trilha que leva até a Cachoeira do Roncador, nas imediações de Palmas, e cruzei com vários focos queimando na pouca a mata que ainda restava, na volta me deparei com bombeiros exaustos pelo trabalho ingrato.
Um deles me olhou e naquela fração de segundos entendi que aquele punhado de homens estava trabalhando exaustivamente num território sem tamanho, lutando contra uma força muito maior que suas forças e que apesar de cansados, de terem virado noites e feito o melhor de si, tudo estava destruído, consumido pelo fogo. Seu trabalho muito contribuiu para que situação não fosse ainda mais devastadora, mas quem estava lá viu o tamanho do estrago, os campos estavam queimados até muito além de onde a vista conseguia alcançar.
É uma pena que ainda não tenhamos políticas públicas que minimizem os incêndios. Precisamos de mais homens para combater o fogo, precisamos de homens que não sejam contratados temporariamente e demitidos nos períodos em que não acontecem os incêndios, precisamos educar a população e precisamos de mais recursos para o combate aos incêndios.
Quem esteve lá viu o quão pequenos e impotente somos diante de um fogo que queima em fração de segundos quantidades territoriais a perder de vista. Nosso Brasil precisa de mais cuidados e mais atenção.
Abaixo seguem umas fotos que tirei das chamas consumindo o Brasil.
Cachoeira do Taquaruçu
Trilha para Cachoeira do Roncador com foco de incêndio no pouco de mata que restou
Bombeiros impotentes, exasustos e em quantidade insuficiente
Parque Nacional do Jalapão, paisagem desoladora
Jalapão devorado pelas chamas
O fogo avança muito além do que a vista alcança
Na imensidão territorial do Parque Nacional do Jalapão o fogo é visto à distância
Ao longe podemos ver o fogo devorando tudo
Notícias sobre os incêndios:
Nenhum comentário:
Postar um comentário