Durante toda existência humana temos procurado formas de sobreviver de modo que possamos suprir nossas necessidades com o maior conforto possível. Entretanto, sempre tivemos que trabalhar duro usando a energia dos nossos músculos para caçar, arar, colher e construir. Somente a partir da revolução industrial foi possível desenvolver tecnologia para obter um conforto jamais visto, porém, os avanços alcançados não chegaram para todos e muitos continuam vivendo privados de recursos, sem os alimentos necessários à vida e o conforto alcançado por parte da civilização. Por outro lado, a parte de nós que conseguiu uma vida melhor, nunca necessitou tanto de coisas, que, por sua vez, necessitam dos recursos do planeta para serem produzidas, e nunca, em toda nossa existência, fomos tantos em número sobre a face da Terra como agora.
Portanto, o surgimento do sistema capitalista e atual modo de vida ocidental provocaram uma pressão pelos recursos naturais do planeta nunca visto em nenhuma outra época, ou seja, apenas no curto período do último século, nosso estilo de vida foi responsável pela degradação ambiental que está pondo em risco nossa sobrevivência.
A Eco 92, que foi considerada a mais importante conferência realizada até hoje, é um marco de referência nas ações em prol da sustentabilidade mundial, porém a constatação é de que ainda há muito que se fazer. Tendo passados 20 anos após a Eco 92, realizada no Rio de Janeiro, que foi o ponto de partida das conferências posteriores sobre o ambiente e resultou numa série de documentos importantes, como a Agenda 21, também estabeleceu critérios e metas a se cumprir em prol de um futuro mais sustentável. Hoje inicia-se a Rio + 20, com o objetivo de renovar o comprometimento político com o desenvolvimento sustentável e definir novos desafios representantes do mundo inteiro estarão reunidos; apresenta-se como uma oportunidade para um balanço sobre os 20 anos decorridos desde então como forma de se avaliar o que tem sido feito.
Os temas em foco na conferência são: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável. Ou seja, para haver sustentabilidade é preciso equilíbrio entre desempenho econômico, objetivos sociais e ambientais.
Porém, o que temos de concreto são as incertezas, falta de consenso e pouca expectativa de que o documento final da Rio + 20 estipule metas ambiciosas. É provável que as negociações não se encerram ao longo dos três dias de reunião preparatória do documento final. O Brasil defende o fortalecimento de princípios acordados há 20 anos e que não haja retrocessos em pontos conquistados na Eco-92.
Contudo, atentando para o grande interesse populacional em participar, este evento é uma oportunidade para reavaliarmos nosso próprio comportamento e uma avaliação da sociedade que queremos, estimulando que repensemos nossa forma de agir, o que estamos consumindo, nossas reais necessidades, nossos hábitos, nossa posição na sociedade e a imagem que queremos ter. Esta é uma oportunidade única que temos para, não só nos pensarmos como indivíduos, mas para uma profunda reflexão sobre a civilização que estamos construindo e sobre o tipo de sociedade que queremos para nosso futuro.
Para tanto, existem muitos eventos paralelos em torno da discussão principal entre os representantes políticos enviados por seus países. Estes eventos, como a Cúpula dos Povos, a Humanidade 2012 e a TED Rio + 20 são uma oportunidade para que todos possamos participar e contribuir. Então, quando a Conferência chegar ao fim, todos poderão retornar às suas casas, aos seus países sem esquecer as lições e o aprendizado pelo qual passaram e tentar modificar o seu dia a dia e o dos que estão à sua volta.
Referências:
http://www.rio20.info/2012/objetivos-e-temas
http://www.rio20.info/2012/economia-verde
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/esperar-rio-20-618719.shtml
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/rio-20-comeca-hoje-com-falta-de-consenso
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/texto-da-rio-20-sera-discutido-ate-o-ultimo-minuto
http://essetalmeioambiente.com/rio-20-objetivos-deles-e-preocupacoes-nossas/
http://g1.globo.com/natureza/rio20/noticia/2012/05/veja-mapa-com-locais-que-vao-sediar-eventos-da-rio20.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário